Glossário

Glossário
A produção de vidro impresso compreende diversas normas e regulamentos, neste espaço você encontra um glossário com os principais termos que envolvem esse ramo.

Procuramos relacionar nesta página as palavras e termos técnicos que o público leigo geralmente não conhece o significado. Se a definição que você procura não estiver aqui, escreva para nós através página de Contato e dê a sua sugestão para o glossário.
01. Artglass: Linha desenvolvida pela UBV de vidros decorativos para aplicação como revestimento de paredes e móveis.
02. Espelhos: são produzidos através da deposição de metais, principalmente prata, sobre o vidro, que depois recebe uma camada de tinta para proteção.
03. Fusing: técnica artística de amolecimento e pintura do vidro para formar objetos de arte e de decoração.
04. Guarda-corpos: proteção muito utilizada em sacadas, escadas e mezzaninos com altura de cerca de 1,10 para evitar que as pessoas caiam.
05. Lapidação: é o processo automatizado de acabamento às bordas cortantes do vidro.
06. Vidro anti-reflexo: vidro de 2,2 mm com impressão bem suave em uma das faces que dissemina os reflexos luminosos. È muito usado para quadros e porta-retratos.
07. Vidro Aramado: Vidro Impresso que recebe uma malha de arame em seu interior durante a fabricação. Também retém os cacos em caso de quebra e tem maior resistência ao fogo.
08. Vidro fantasia: nome usado antigamente para o vidro impresso.
09. Vidro float: vidro totalmente liso e transparente fabricado através da flutuação da massa de vidro em uma piscina de estanho.
10. Vidro Impresso: Vidro translúcido, fabricado através da passagem da massa de vidro entre dois cilindros, sendo que um deles imprime uma textura ao vidro.
11. Vidro Insulado: constituído por duas ou mais chapas de vidro intercaladas por uma câmara de ar. Possibilita a redução da transmissão de calor e isolamento acústico.
12. Vidro laminado: sanduíche feito com dois vidros que são colados com um PVB ou resina líquida. Em caso de quebra, o vidro fica colado ao material e deixa o vão intacto.
13. Vidro temperado: vidro que passa por um processo de reaquecimento e resfriamento brusco que confere maior resistência mecânica ao vidro.
Share by: